Refinanciamento Imobiliário

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Refinanciar a casa é opção para empréstimo

O financiamento de imóveis com recursos da poupança terá crescido, no fim deste ano, cerca de 30 vezes ante 2004. Em valores, é um salto de R$ 3 bilhões para R$ 85 bilhões. Esses números sintetizam o vigor do mercado de crédito imobiliário no Brasil. A tendência, segundo especialistas, é de leve desaceleração daqui para a frente. Nesse cenário, os bancos já começam a mirar outros produtos no segmento.

Um dos “escolhidos” é o chamado refinanciamento imobiliário. O negócio ainda engatinha por aqui, mas profissionais do setor estão certos de que vai deslanchar nos próximos anos.
“É uma tremenda oportunidade”, afirmou o diretor de crédito imobiliário do HSBC, Antonio Barbosa. “O brasileiro ainda resiste a refinanciar a própria casa, mas tem percebido, cada vez mais, que pode ser uma opção interessante”, completa Fabio Nogueira, diretor e sócio fundador da Brazilian Finance Real Estate (BFRE), espécie de banco que só atua na área imobiliária.
Esse produto foi regulamentado pelo Banco Central (BC) no fim de 2006 e, a partir de 2007, várias instituições financeiras passaram a oferecê-lo. Cada uma tem as próprias condições, mas, em geral, o cliente pode refinanciar parte da casa em que mora (até 50%, na média) por prazos de até 30 anos e taxas de juros inferiores às do crédito pessoal (mas, em compensação, maiores que o financiamento imobiliário tradicional).
O Bradesco, por exemplo, oferece o crédito pessoal com garantia de imóvel. O prazo máximo para pagamento é de 10 anos e o crédito máximo é de 70% do valor de avaliação do imóvel. A taxa de juros média, hoje, é de 1,52% ao mês (cerca de 19% ao ano).
É um custo maior que o do financiamento imobiliário tradicional, que hoje varia, em média, entre 9,5% e 11,5% ao ano, mais TR. No entanto, é inferior ao do crédito pessoal “normal”, hoje, em média, a 49% ao ano, segundo dados do Banco Central.
O diretor de crédito imobiliário do Bradesco, Cláudio Borges, explica que a diferença decorre do chamado funding para os empréstimos, ou seja, o bolo de onde vem o dinheiro. No caso do crédito tradicional, o funding principal é a poupança.
Por lei, a caderneta remunera com 6,17% ao ano mais TR (algo como 7% a 7,5% ao ano no total). O banco fica com a diferença entre essa taxa e a que cobra do cliente no crédito.
No caso do refinanciamento, o funding é o do dia a dia do mercado financeiro, ou seja, a taxa Selic. Como se sabe, o juro básico no Brasil é o mais alto do mundo, hoje de 12,5% ao ano. Portanto, a taxa deve incluir esse custo (captação), o risco de cada cliente e, claro, o lucro da instituição financeira.
No Bradesco, a carteira de crédito pessoal com garantia em imóvel somava R$ 2,3 bilhões no fim de junho. É um valor baixo se comparado à carteira de crédito imobiliário. Neste ano, o segundo maior banco privado do País prevê desembolsar R$ 14 bilhões só em novos empréstimos.
No Santander, essa carteira é menor ainda – R$ 90 milhões no fim de junho. No ano passado, porém, a expansão foi de 173% sobre 2009. “Esse é um produto que vai começar a ser importante”, aposta o diretor executivo de negócios imobiliários do Santander, José Roberto Machado. Um dos usos possíveis, segundo ele, é para clientes que queiram reorganizar as finanças. A vantagem, lembra, é a taxa de juros mais baixa que a de outras modalidades de crédito pessoal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Publicado no O Estado de São Paulo, por Leandro Modé

Sobre Saruê Soluções Imobiliárias

SARUÊ SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS

Uma empresa configura sua real existência no momento em que tem o seu nome escolhido. Um nome porta as insígnias da individualidade e reflete o desejo de uma coletividade. Simboliza o projeto. Expõe. O nome carrega em si a história e se identifica com o percurso a ser construído. Por isso a escolha de Saruê. Um nome que relata a história de um percurso, de uma viagem, a um lugar onde a amizade, o trabalho e a alegria seguem de forma harmoniosa.

Como diz o cordel (conheça o cordel, Clique aqui), “o povo em “São Saruê” tudo tem felicidade, passa bem, anda decente, não há contrariedade.” “Tudo lá é festa e harmonia, paz, bem-querer, amizade, prazer, tranqüilidade e alegria”.

A SARUÊ SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS é uma empresa conceitual. Não um logotipo. Mas uma marca de referência. Onde a qualidade transparece desde o momento da abertura das suas portas. No estilo de lidar com seus profissionais integrantes da equipe. Na confiança creditada ao manejo de soluções,  permitindo que a individualidade seja valorizada e incentivada.

E assim habilita-se.  Respeitando seu nome e os que participam deste nome. Como uma integração entre o que está escrito e o que será lido. Uma tradução fiel ao ideal. Um lugar que não se limita ao espaço. Não se limita a ofertas. Não se limita à rotina de negociações frias e impessoais. Muito mais que tudo isso.  É um Lugar que permite que as negociações evoluam com a clareza e a confiança de quem acolhe e oportuniza que uma idéia seja concretizada.

Não se consegue isso com discursos ou com razões minimizadas que acabam comprometendo a vida profissional. A proposta da SARUÊ SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS é viabilizada por um conceito inscrito. Há uma intenção dentro da proposta, definida e caracterizada por atitudes e padrões criteriosamente estabelecidos. Os profissionais integrantes da equipe, sempre direcionados a um atendimento personalizado dos seus clientes, exercem suas atividades onde o respeito, a ética e funcionalidade se entrelaçam com a objetivação e a qualidade.

A SARUÊ SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS se integra ao seu nome, conceituando sua marca. Com metas e propostas bem definidas. Desenhando um contorno de absoluta segurança dentro destas metas e propostas.

“chegando mais perto eu li dizendo: “São Saruê” é este lugar aqui.”

Luiz Augusto de Almeida

Saruê Soluções Imobiliárias na Midia

Onde a Saruê Soluções Imobiliárias foi objeto de interesse ou fonte de referência.

Em 01 de Abril de 2012 em reportagem sobre casas de vila no jornal “Diário de São Paulo”

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Em 3 de Janeiro de 2011 no site voltado a marketing feminino, Delas! Mkt:

Clique aqui e veja a integra da entrevista

Em 21 de Fevereiro de 2010, em reportagem sobre locação de imóveis para estrangeiros no jornal “O Estado de São Paulo”

Clique aqui e visualize a reportagem

Em 17 de Janeiro de 2010 na RedeTV!, sobre imóveis comerciais na Avenida Paulista: